Chá de Carqueja → Para que serve, Benefícios, Como Fazer e Mais

A Carqueja é uma erva, popularmente conhecida por ser uma planta amarga com propriedades emagrecedoras, que pode ser encontrada em pastos e terrenos baldios, sendo muitas vezes (erroneamente) classificada como daninha. Sua maior produção ocorre em localidades úmidas e onde há a presença direta de luz solar. Ela também pode ser produzida através de sementes ou mudas, e o seu cultivo costuma ser mais evidente nas regiões tropicais da América Latina, onde a carqueja pode atingir a altura de dois metros de altura.

carqueja

Aqui no Brasil, a erva é conhecida por vários nomes, como por exemplo: Bacárida, bacanta, cacália, cacália-amerga e vassoura. A carqueja é pertencente à família das plantas Asteraceae cujo nome científico é Baccharis trimea. Além das suas propriedades que ajudam na perda de peso, o chá de carqueja também oferece diversos benefícios ao organismo. Neste artigo, nós trazemos informações precisas sobre a sua funcionalidade, benefícios, contraindicações, efeitos colaterais e modo de preparo. Confira!

Para que serve

A planta utilizada no chá de carqueja é uma erva medicinal indicada para a melhora da digestão, combate dos gases, gripe, perda de peso, entre outros benefícios. Assim como o chá verde, o chá de carqueja apresenta um sabor amargo, e isso faz com que muitas pessoas deixem de consumi-lo. No entanto, a erva também pode ser encontrada no formato de cápsulas em lojas especializadas e de produtos naturais, e farmácias.

Chá de Carqueja Emagrece?

Muita gente duvida do poder de emagrecimento que o chá de carqueja tem. Acontece que não se trata de um mito, e como bem enfatizamos no início deste artigo, a carqueja realmente possui propriedades que ajudam na perda de peso. No entanto, para emagrecer com o seu consumo, o chá não deve ter a adição de açúcar, uma vez que o alimento corta as propriedades emagrecedoras.

chá de carqueja emagrece

O chá de carqueja tem o poder de reduzir o nosso apetite, fazendo com que sintamos a sensação de saciedade por mais tempo. Além do mais, o consumo do chá aliado a uma dieta balanceada e saudável faz com que não só os quilinhos extras sejam perdidos, mas também as medidas. Portanto, se você quer “secar” e conquistar uma silhueta enxuta para o verão, o segredo está no chá de carqueja.

Benefícios

Como dito no decorrer do artigo, o chá de carqueja oferece uma série de benefícios que vão além do tratamento digestivo, de gases, gripe e perda de peso. Seus efeitos foram estudados por pesquisadores e posteriormente comprovados.

Veja a seguir os benefícios que a planta proporciona:

  • Combate a gastrite;
  • Alivia as complicações gastrointestinais;
  • Combate os vermes intestinais;
  • Reduz os níveis do colesterol ruim;
  • Controla o diabetes;
  • Auxilia na circulação sanguínea;
  • Trata a amigdalite, faringite, asma e até mesmo a bronquite asmática;
  • Combate ao reumatismo.

Contraindicações

O chá de carqueja é contraindicado durante a gravidez, pois pode acabar provocando o aborto. Mulheres que estão amamentando também não podem consumir o chá, pois as propriedades do chá são passadas para o leite materno. Além destes dois tipos de indivíduos, pacientes que sofrem de diabetes descontrolada e pressão baixa também não devem tomar o chá. Isso porque a bebida causa uma redução nos níveis de glicose da corrente sanguínea.

Como Fazer

A preparação do chá de carqueja é bastante simples. A parte utilizada da planta são suas hastes, tanto para o preparo do chá quanto para a utilização em temperos. Para fazer o chá, basta acrescentar 25 gramas de hastes da carqueja em um litro de água fervente. Deixe o líquido repousar por 10 minutos e depois o beba. O ideal é tomar até três xícaras diárias.

Mas, se você optar pela versão da carqueja em cápsulas, o consumo deve ser de três cápsulas diárias. No entanto, consulte a bula ou rótulo do produto, pois pode haver uma variação.

Efeitos Colaterais

Em relação aos efeitos colaterais do chá, felizmente somente apresenta reações adversas quando há a ingestão em excesso. Nestes casos, o usuário pode vir a sofrer uma diminuição na sua imunidade e também hipotensão, que nada mais é do que a pressão arterial mais baixa do que o normal. Por isso, se você decidir dar início a ingestão do chá de carqueja, não ultrapasse de três xícaras por dia.

Recomendados Para Você:

Deixe um comentário